Brasil, Outras

Alimentação saudável no primeiro ano de vida está associada a melhor dieta na infância

Segundo pesquisa, crianças cujas mães foram orientadas consomem mais vegetais e frutas.

Consolidar hábitos alimentares saudáveis entre crianças não é uma tarefa muito fácil. Entretanto, uma pesquisa que ainda será publicada no Journal of Nutrition revela que crianças cujas mães receberam aconselhamento dietético no primeiro ano de vida do filho, apresentam uma qualidade alimentar melhor. Essa foi a conclusão que Marcia Regina Vitolo e colegas chegaram após desenvolver um estudo com mães e filhos moradores de uma área de baixo poder aquisitivo de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

Segundo os autores, 500 pares de mães e filhos foram selecionados para a pesquisa, sendo 200 para o grupo de intervenção e 300 para controle. As mães do grupo de intervenção foram orientadas quanto aos dez passos para uma alimentação saudável desde o nascimento do filho até dois anos de idade, com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essas orientações foram passadas para as mulheres em dez visitas ao longo do primeiro ano de vida da criança.

Quando as crianças atingiram três e quatro anos de idade, os pesquisadores avaliaram o consumo de alimentos através de dois recordatórios de 24 horas – instrumento para coleta de dados referentes ao conteúdo calórico e de nutrientes de uma dieta nas últimas 24 horas. Nesta segunda etapa, participaram 345 crianças, 145 no grupo de intervenção e 200 no grupo controle.

“A prevalência da má alimentação no grupo de intervenção foi menor em comparação ao grupo controle. O número de crianças que atingiu o percentil 75 para o componente de vegetal e de frutas foi maior na intervenção do que no grupo controle”, afirmam no artigo.

Publicado em 30 de setembro de 2010

Agência Notisa

diariodobrejo.com

Funções:
add this to delicious add this to digg share this on facebook Stumble this item