Brasil, Outras

Ambulâncias novas do Samu estão paradas em pátio, diz sindicato

Ambulâncias novas estão paradas no pátio do Samu,
no bairro do Farol (Foto: Arquivo Pessoal)

Veículos que chegaram ao estado em novembro continuam sem uso.
Servidores dizem que impasse encontra-se em tramites da licitação.

Representantes do Sindicato dos Médicos do Estado de Alagoas denunciaram, na noite de quinta-feira (24), à reportagem do G1, que novas ambulâncias que foram adquiridas pelo governo do Estado, em novembro de 2012, continuam paradas no pátio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por falta de equipamentos e da documentação necessária que autoriza a circulação dos veículos.

Segundo os relatos, os veículos novos que deveriam estar em circulação, servindo para atender os chamados de urgência e emergência na capital alagoana e nas cidades do interior, não estão sendo usados, enquanto isso, veículos sem condições adequadas de uso estão nas ruas colocando em risco a vida dos servidores e usuários do Samu.

“De acordo com os médicos, questões simples estão entravando o uso dos veículos. As ambulâncias chegaram, mas falta o termo de concessão que autoriza o uso pelo Estado, o seguro, equipamentos  como material de insumos e consumo para os atendimentos, como também, aparelhos de comunicação”, expôs o presidente do Sindicato dos Médicos, Welligton Galvão ao receber a queixa dos servidores do Samu.

“São tantas demandas da Saúde que havíamos esquecidos do Samu. Achávamos que após a entrega das ambulâncias pelo governo os problemas haviam sido esquecidos. Quando foi nesta quinta fui informado que o problema persiste mesmo diante dos novos equipamentos de trabalho que chegaram”, completou Galvão ao relatar que sem os chips de controle de abastecimento do Estado, os veículos novos não podem nem sequer serem abastecimentos.

A reportagem do G1 entrou em contato com a gerente geral de Assistência Pré-Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Maria Aparecida Cavalcante Auto, e ela informou que 4 das 12 ambulâncias estão no pátio aguardando o credenciamento dos postos de combustíveis de Arapiraca. “Em Arapiraca não tem nenhum posto de combustíveis que tenha o diesel S-50, único combustível que pode ser utilizado na ambulância, e as quatro que estão no pátio estão só aguardando a liberação da Sesau. Até meados de fevereiro, elas estarão em Arapiraca”.

Maria Aparecida informou ainda que todas as viaturas das Centrais do Samu da capital, como a de Arapiraca e também das Bases Descentralizadas, estão em condições de funcionamento adequado. “Todas as ambulâncias estão nas ruas. Nós estamos com a frota 100% renovada para atender à população”, disse Maria Aparecida Cavalcante Auto.

Pblicado na sexta – feira, 25 de janeiro de 2013

Do G1 AL

diariodobrejo.com

Funções:
add this to delicious add this to digg share this on facebook Stumble this item