sábado, 27 de junho de 2026Noticias em tempo real
Diário do Brejo Diário do Brejo
Notícias

Falta de B12 pode imitar sintomas de ansiedade

Por Diário do Brejo · · 2 min de leitura
Falta de B12 pode imitar sintomas de ansiedade
Cansaço constante, irritabilidade e dificuldade de concentração podem não ser ansiedade. (Foto: Arquivo)

Cansaço constante, irritabilidade, desânimo e dificuldade de concentração são sintomas que muita gente associa imediatamente à ansiedade. No entanto, em alguns casos, esses sinais podem estar relacionados à deficiência de vitamina B12, condição que afeta o funcionamento do sistema nervoso e pode provocar alterações físicas e emocionais.

Segundo o psiquiatra José Alaíde, a falta da vitamina pode provocar sintomas semelhantes aos de transtornos psiquiátricos, embora a confusão entre os diagnósticos não seja tão frequente. "A deficiência de vitamina B12 pode causar sintomas de ansiedade, depressão e até confusão mental. Em casos mais raros, pode provocar alucinações", explica.

O médico ressalta, porém, que normalmente a deficiência não aparece apenas com alterações emocionais. "Não é muito comum confundir com ansiedade ou depressão porque, na deficiência da vitamina, geralmente existem outros sintomas associados que ajudam a consolidar o diagnóstico", afirma.

Entre os sinais que merecem investigação estão cansaço fácil, desânimo e irritabilidade. Conforme explica o especialista, esses sintomas podem vir acompanhados de outras manifestações típicas da deficiência de vitamina B12.

Estudos também apontam que a falta da vitamina pode provocar formigamentos nas mãos e nos pés, tontura, alterações de equilíbrio, falhas de memória e sensação de "mente embaralhada", já que a vitamina é fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Com o aumento das pesquisas sobre saúde na internet e o uso de ferramentas de inteligência artificial, José Alaíde observa que muitas pessoas acabam chegando ao consultório acreditando sofrer de determinada doença antes mesmo de passar por uma avaliação médica. "Com o surgimento da inteligência artificial e o aumento das pesquisas sobre doenças, é comum as pessoas se identificarem com determinadas patologias pesquisadas", comenta.

Ele alerta que essa prática pode atrasar o diagnóstico correto e levar à automedicação. "A automedicação é prejudicial, pois pode causar mais danos do que benefícios", enfatiza.

Por isso, o psiquiatra reforça que sintomas persistentes, sejam físicos ou emocionais, devem ser avaliados por um profissional de saúde. Somente a consulta médica e, quando necessário, exames laboratoriais podem identificar se o quadro está relacionado à deficiência de vitamina B12, a um transtorno de ansiedade ou à outra condição que exija tratamento específico.

Compartilhar: WhatsApp Facebook X
Leia também