Prefeitura ordena desocupação de 57 famílias em avenida de Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande determinou que famílias deixem a faixa de domínio da Avenida Duque de Caxias, no Polo Empresarial Oeste. A comunicação de irregularidade foi feita pela Gerência de Fiscalização e Controle de Posturas, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana. O documento, datado de 23 de junho, deu um prazo de cinco dias para a desocupação, que já expirou.
De acordo com a dona de casa Heloiza Leguir Fernandes, de 40 anos, a medida afeta 57 famílias que estão no local desde 2014. Ela afirma que a área é da União e o grupo descarta a desocupação. "Se gente sair, vamos para onde? Não temos para onde ir", diz Heloiza.
Os moradores tentam abrir um canal de diálogo com a prefeitura por meio do vereador Landmark Rios (PT), que disponibilizou um advogado para ajudar as famílias. A comunidade se autointitula Lolita. A expectativa é que seja agendada uma reunião com representante da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários.
"A comunidade me procurou neste final de semana. Houve reunião com equipe técnica e jurídica do gabinete. Estamos em contato com a Emha para, já no início da semana, achar uma solução para as famílias que vivem ali há mais de dois anos. Estamos acompanhando de perto toda essa situação. Inclusive, solicitamos para a comunidade o CEP, porque vivem na invisibilidade. Solicitamos ao Ministério da Cidade e aos Correios", afirma Landmark.
A reportagem entrou em contato com a prefeitura e aguarda resposta. Faixa de domínio é o espaço público que abrange as pistas de rolamento, canteiros centrais, calçadas, sinalização, acostamentos e estruturas de drenagem. Essa área pertence ao poder público e serve para garantir a segurança do trânsito e permitir futuras ampliações.

