sábado, 20 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

CPI proposta para investigar emendas na Secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba

Redação DDBNews
Redação DDBNews EM 18 DE DEZEMBRO DE 2025, ÀS 00:40

Nesta quarta-feira, o deputado estadual Tião Gomes, do PSB, propôs a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa da Paraíba para investigar a gestão das emendas impositivas na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano. Comandada pela ex-deputada Pollyanna Werton Dutra, a secretaria tem sido alvo de críticas por parte do parlamentar.

Durante uma entrevista à imprensa, Tião Gomes explicou como funcionam as emendas impositivas, ressaltando que todos os deputados têm o direito de destinar recursos a diversas iniciativas, que incluem prefeituras, associações comunitárias e outras entidades que necessitam de apoio. Ele destacou que, frequentemente, essas emendas são direcionadas a secretarias do governo estadual para ajudar em ações sociais.

O deputado enfatizou que, embora colabore com outras secretarias, como as de Planejamento e Saúde, o problema se concentra na Secretaria de Desenvolvimento Humano. “Não temos problemas com as outras pastas, mas a situação na secretaria de Pollyanna é crítica. Ela controla a pasta e toma decisões sem diálogo”, afirmou.

Gomes explicou que as emendas destinadas à Secretaria de Desenvolvimento Humano têm um caráter social, buscando atender associações que trabalham com políticas de apoio e assistência. No entanto, ele mencionou que a situação se agravou nos últimos anos, especialmente pela falta de repasses de verbas às associações. “Essa é uma questão que vem se arrastando há anos, mas agora se tornou mais evidente, pois há emendas que não foram pagas. A secretária simplesmente bloqueou esses repasses”, comentou.

Além disso, o deputado criticou as informações fornecidas pela Secretaria à Assembleia, afirmando que os dados não refletem a realidade. Ele disse ter pelo menos cinco associações com emendas pendentes e que, desde junho, busca resolver a situação, mas não obteve retorno. “A secretaria diz que não tem recursos, mas sabemos que isso não é verdade”, reclamou.

Tião Gomes informou que já iniciou conversas com colegas de diferentes partidos, tanto da base governista quanto da oposição, para criar a CPI. “Conversei com vários deputados e estamos nos mobilizando para investigar as emendas, tanto as estaduais quanto as federais”, afirmou.

O deputado também mencionou outros parlamentares que fizeram emendas à secretaria sem retorno, como Murilo Galdino, Aguinaldo Ribeiro, Daniella Ribeiro e Hugo Motta, e expressou a preocupação sobre o destino desses recursos. Ele alertou para o risco de perder os valores caso as emendas não sejam utilizadas dentro do prazo legal. “Se não forem pagas este ano, perderemos as emendas, mas o dinheiro continuará na secretaria, e a secretária fará o que quiser com ele”, finalizou.

Redação DDBNews
Redação DDBNews

Receba conteúdos e promoções