A atriz Mariana Rios anunciou o nascimento de seu primeiro filho, chamado Palo, nesta segunda-feira, 22. O bebê é fruto de seu relacionamento com o economista Juca Diniz.
O nome Palo tem origem espanhola e remete a conceitos como força, resistência e resiliência. Além disso, ele faz referência aos troncos de árvores, que costumam crescer em direção ao alto, criando raízes e dando frutos. A palavra “palo” em espanhol também significa “madeira” ou “pau”.
Curiosamente, o nome Palo também é associado a uma religião afro-cubana conhecida como Palo Monte ou Palo Mayombe, que tem raízes na África Central.
No contexto brasileiro, Palo é um nome raro, com apenas 689 registros no Censo Demográfico de 2010. Ele é mais comum nas regiões Sudeste e Sul, especialmente em estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro.
Com a popularidade do nome gerando repercussão, Mariana Rios usou sua conta no Instagram para deixar uma mensagem especial ao filho e explicar a escolha do nome.
Ela compartilhou um vídeo, dizendo: “Palo, meu filho querido, mamãe está aqui, acabou de acordar, ainda de pijama, gravando esse vídeo para você poder assistir daqui a alguns anos, quando entender sobre o seu nome. O nome pode ter significado ou não, porque quem faz o nome somos nós.”
Mariana continuou enfatizando a importância de se apropriar do próprio nome. “Quantas pessoas têm nomes comuns e são extraordinárias? Quantas pessoas têm nomes com grande peso e não conseguem fazer jus ao que lhes foi dado? Faça do seu nome o melhor que você pode, com significado ou não, quem decide isso é você.”
A mensagem da atriz destaca não apenas sua alegria como mãe, mas também uma reflexão sobre a identidade e o significado do nome ao longo da vida.