O novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, fará sua primeira visita oficial à Paraíba na próxima segunda-feira, 12 de março. Durante sua passagem por João Pessoa, ele anunciará o apoio do Governo Federal para os eventos Folia de Rua e o Carnaval Multicultural 2026, que são parte importante do calendário cultural da capital paraibana.
Essa visita marca o início das atividades do ministro desde que tomou posse, em 23 de dezembro do ano passado, quando assumiu o cargo após a saída de Celso Sabino. Sabino deixou o ministério após o partido União Brasil romper relações com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Gustavo Feliciano é natural da Paraíba, filho do deputado federal Damião Feliciano e da ex-vice-governadora Lígia Feliciano. Ele também tem uma boa relação com Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, que apoiou sua nomeação junto ao presidente Lula.
A indicação de Feliciano ao ministério foi apoiada por uma parte do União Brasil que busca manter alinhamento com o governo, especialmente visando as eleições regionais de 2026. É importante destacar que, embora tenha recebido esse apoio, ele não está mais filiado ao partido, tendo se desvinculado em outubro de 2025. Ao longo de sua trajetória política, Feliciano também foi membro do PDT e do MDB.
Na cerimônia de posse, que ocorreu no Palácio do Planalto, o presidente da Câmara, Hugo Motta, elogiou a escolha de Feliciano, destacando a sensibilidade política e a capacidade de diálogo do presidente Lula. O governador da Paraíba, João Azevêdo, também esteve presente, junto a diversas lideranças políticas de diferentes partidos.
Após sua posse, Gustavo Feliciano expressou gratidão às lideranças que o ajudaram a chegar ao ministério e enfatizou a importância do turismo como uma ferramenta de inclusão social. Ele declarou que “quanto mais turismo, mais emprego e mais renda. O turismo tem que ser de todos”.
Antes de assumir o Ministério do Turismo, Feliciano foi secretário de Turismo da Paraíba entre 2019 e 2021, período em que trabalhou para promover o estado como um destino turístico de destaque no Brasil.