Bairro do Zambujal Lança Iniciativa para Promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O bairro do Zambujal, situado em Portugal, ganhou destaque após ser nomeado o primeiro bairro social do mundo embaixador dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa que busca transformar promessas da Agenda 2030 em realidade até o ano de 2030. A proposta, denominada “Zambujal 360”, tem como objetivo principal aumentar a consciência sobre os ODS por meio da arte e da interação comunitária.
Os ODS, que foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), incluem metas como a erradicação da pobreza, igualdade de gênero, educação de qualidade e ação climática, entre outros. Apesar da importância desses objetivos, muitos cidadãos não conhecem sua essência ou como podem contribuir para alcançá-los. Um estudo simples pode evidenciar essa falta de conhecimento: muitos não saberiam responder a perguntas básicas sobre os ODS em um programa de perguntas e respostas.
Com a intenção de mudar essa realidade, o projeto Zambujal 360 apresenta uma galeria de arte urbana, composta por 17 obras. Cada obra representa um ODS e oferece uma oportunidade para que os visitantes não apenas vejam a arte, mas também ouçam as histórias e experiências por trás delas. A ideia é que, ao conhecer as histórias de vida das pessoas do Zambujal, os visitantes se sintam motivados a contribuir para a transformação social.
O projeto nasceu da vontade de abrir as portas do bairro para o mundo e trazer o mundo para o bairro. Ele não é apenas sobre arte urbana, mas sim um esforço social que utiliza a arte como ferramenta para engajamento comunitário. Muitos esperam que os visitantes se conectem com o comércio local, experimentem a culinária típica e interajam com os moradores e as associações locais.
Para viabilizar essa iniciativa, foram encontradas 17 entidades parceiras que se uniram ao projeto e 17 artistas, entre homens e mulheres, que colaboraram na criação das obras. Cada artista trabalhou em conjunto com a comunidade para garantir que as pinturas fossem mais do que simples imagens; elas deveriam refletir a realidade social e criar uma nova maneira de ver o mundo.
O primeiro ODS destacado pela iniciativa é a erradicação da pobreza. A pintura que representa esse objetivo conta a história de duas irmãs: uma cabo-verdiana e uma portuguesa, que cresceram juntas após a adoção. Essa história ilustra que a pobreza extrema pode ser combatida com decisões que estão ao nosso alcance, e não apenas em reuniões distantes. O bairro do Zambujal se propõe a abrir suas portas para mostrar exemplos de superação que podem ser replicados em outros contextos.
Essa proposta tem como meta não apenas conscientizar, mas também inspirar outras comunidades a seguir o exemplo do Zambujal, promovendo um senso de coletividade e mudança efetiva.