O Poder Executivo apresentou um novo projeto de lei, identificado como 1/2026, que visa a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano por meio do desmembramento do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Esta proposta tem como objetivo expandir a educação profissional e tecnológica na região.
O novo instituto será oficialmente parte da Rede Federal de Institutos Federais, conforme estipulado pela legislação atual. A reitoria do Instituto Federal do Sertão Paraibano ficará localizada na cidade de Patos, na Paraíba, facilitando o acesso à educação na região.
De acordo com a justificativa anexada ao projeto, a criação desse instituto é uma estratégia para fortalecer a educação no interior do estado. A ideia é aumentar a presença da Rede Federal em áreas mais distantes, melhorando a qualidade do ensino técnico e profissional na Paraíba e, ao mesmo tempo, melhorar a gestão de recursos na educação.
Para implementar essa nova instituição, será realizado um redimensionamento das unidades já presentes no IFPB. O investimento total estimado para viabilizar essa mudança é de R$ 10 milhões, com despesas operacionais projetadas em R$ 2,9 milhões para o ano de 2026. Além disso, já foram previstos valores adicionais para os anos de 2027 e 2028.
Esta iniciativa faz parte de um esforço maior de expansão das instituições federais, que está sendo promovido pelo Novo PAC, uma política de desenvolvimento do governo. A proposta ainda está sujeita à análise e aprovação do Congresso Nacional.