20/01/2026
Diário do Brejo»Notícias»Cursos de medicina da Paraíba são punidos após Enamed

Cursos de medicina da Paraíba são punidos após Enamed

Quatro cursos de medicina na Paraíba enfrentarão punições após receberem nota 2 no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Essa nota é classificada como insatisfatória pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As instituições afetadas são: Universidade Paulista (Unipê) de João Pessoa, Universidade de Campina Grande (Unifacisa), Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene) de João Pessoa e Afya de João Pessoa. Com a penalização, essas universidades terão uma redução no número de vagas para novos alunos, além de restrições em programas de financiamento estudantil, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Enamed é um exame que avalia anualmente a qualidade da formação de médicos em todo o país. Neste último ciclo, cerca de 30% dos cursos avaliados em território nacional foram classificados como insatisfatórios.

O Ministério da Educação (MEC) informou que as universidades têm o direito de apresentar defesa contra as sanções impostas. O MEC ressaltou que as medidas visam garantir a qualidade do ensino médico e, consequentemente, a segurança da população que receberá atendimento de futuros profissionais da saúde.

Sobre o autor: Redação DDBNews

Notícias e conteúdos diversos todos os dias.

Ver todos os posts →