22/01/2026
Diário do Brejo»Notícias»Paraíba mantém cerca de 150 orelhões em operação

Paraíba mantém cerca de 150 orelhões em operação

A Paraíba conta atualmente com 147 orelhões em funcionamento, distribuídos por 75 municípios. Os dados são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que anunciou o início da retirada gradual desses telefones públicos em janeiro deste ano. A expectativa é que esse processo aconteça de forma lenta e controlada.

A permanência dos orelhões será garantida até 2028 apenas em áreas onde não há cobertura de telefonia móvel. Assim, as regiões que ainda dependem desses aparelhos para comunicação terão tempo para se adaptar à nova realidade.

A Anatel destacou que a remoção dos orelhões vai priorizar aqueles que já estão desativados e as carcaças que estão abandonadas nas cidades. Esse movimento faz parte de uma tendência maior de modernização das telecomunicações, conforme a sociedade se adapta mais ao uso de celulares e outros meios digitais.

Como parte desse processo de eliminação, as empresas de telecomunicações responsáveis pela retirada dos orelhões também terão a obrigação de investir em infraestrutura de internet de alta velocidade e em telefonia móvel. Hoje, estes serviços são reconhecidos como as principais formas de comunicação no país, atendendo a maioria da população.

Essa mudança sinaliza um avanço na modernização das telecomunicações, buscando atender melhor as necessidades da população em um mundo cada vez mais conectado.

Sobre o autor: Redação DDBNews

Notícias e conteúdos diversos todos os dias.

Ver todos os posts →