Vacinas contra o Vírus Sincicial Respiratório chegam à Paraíba
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Paraíba receberão 13.570 doses de vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), que é responsável por doenças como bronquiolite e pneumonia, principalmente em bebês.
A distribuição das vacinas começou no dia 2 de outubro e está prevista para chegar ao estado na quarta-feira, dia 3. As doses serão encaminhadas para UBS em diversas regiões da Paraíba.
Essas vacinas são especificamente destinadas a gestantes que estão a partir da 28ª semana de gestação. O objetivo da imunização é proteger os recém-nascidos contra infecções respiratórias. Para cada gestação, é recomendada a aplicação de uma única dose.
Importância da Vacinação
O vírus sincicial respiratório é responsável por aproximadamente 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos. A vacina oferece uma proteção imediata aos recém-nascidos, o que é fundamental para reduzir o número de internações hospitalares.
Por se tratar de uma infecção viral, não há um tratamento específico para casos de bronquiolite. O manejo é focado em aliviar os sintomas, que podem incluir a necessidade de terapia de suporte, suplementação de oxigênio, hidratação e uso de broncodilatadores, que ajudam a abrir as pequenas vias aéreas nos pulmões, especialmente quando há chiado.
Com essa iniciativa, as autoridades buscam fortalecer a saúde infantil e proteger as populações mais vulneráveis durante o período de maior incidência de doenças respiratórias.