Na manhã desta segunda-feira, 15 de outubro, 26 pessoas foram presas durante a Operação Costa Segura, uma ação policial focada na repressão ao Comando Vermelho (CV), uma facção criminosa que atua no Sul da Bahia e na Paraíba. A operação é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e conta com a colaboração de forças estaduais e federais para enfraquecer a influência do grupo nos dois estados.
As prisões aconteceram em seis cidades, com um total de oito detidos em Itacaré, três em Ilhéus, 11 em Itabuna, e duas na Serra, na Bahia. Além disso, uma pessoa foi presa em João Pessoa, na Paraíba, e outra no Rio de Janeiro.
A SSP-BA informou que a operação é fruto de investigações que revelaram a atuação integrada do CV na Bahia e na Paraíba. O principal objetivo é desarticular a estrutura da facção e apreender materiais que possam auxiliar nas investigações em andamento. A ação está sendo realizada pelas polícias Civil e Militar da Bahia, pelas Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia, Ilhéus e Paraíba, além da Secretaria de Administração Prisional (SEAP). Mandados de prisão e busca estão sendo cumpridos simultaneamente em três municípios baianos e em locais na Paraíba.
Durante a operação, uma mulher suspeita de negociar armas e drogas para facções no Sul da Bahia foi detida. Ela estava envolvida na venda de uma pistola calibre 9 milímetros, que foi oferecida por cerca de 10 mil reais, porém a entrega não foi realizada. A mulher, encontrada no bairro Cidade Nova, mudava constantemente de endereço para dificultar a atuação da polícia. Após sua prisão, ela foi levada para a sede da 7ª Coordenadoria de Polícia em Ilhéus.
Participam da Operação Costa Segura mais de 200 policiais, com o apoio da Polícia Federal, do Comando de Policiamento Regional Sul e da Diretoria Regional de Polícia do Interior Sul. A operação ainda está em andamento e os esforços para combater a criminalidade na região continuam.